Algumas Considerações

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Red

Red

Músicas:
01.Red – 6:16
02.Fallen Angel – 6:03
03.One More Red Nightmare – 7:10
04.Providence – 8:10
05.Starless – 12:16

Resenha:

Red é um disco do King Crimson lançado em 1974, o último disco da banda na decada de 70, antes de Robert Fripp terminar temporariamente com a banda por problemas internos, onde retornariam só 1981 com o Discipline, e também o último disco com os vocais e o baixo de John Wetton.

Em relação ao seu antecessor, Starless and Bible Black, Red conta com menos improvisos, dando destaque para as composições mais metódica, conseguindo grande sucesso de crítica e público na época, e configurando entre os grandes clássicos da banda. Isso não quer dizer que não haja o bom, velho e conhecidos improvisos da banda neste disco, a quarta faixa, Providence por exemplo, são oito minutos só de improvisos.

Este disco é provavelmente um dos discos mais soturnos, agressivos e atmosféricos do Rock, praticamente todas as músicas possuem climatizações pesadíssimas.

Iniciando o play temos a instrumental música-título, Red, uma melodia pesada baseada em riffs de guitarras. Robert Fripp se destaca bastante na música

A segunda faixa, The Fallen Angel, possui uma belíssima melodia, um andamento bem mais suave que anterior, e com texturas mais acústicas, que assume formas mais encorpadas ao seu decorrer, com os excelentes riffs acompanhados pelos instrumentos de sopro.

A terceira, One More Red Nightmare, volta com o peso característico do disco, com um trabalho magnifico da bateria de Bill Bruford, sobrepostas a batidas “Handclaps” que acompanham a música inteira, além dos riffs marcantes de Robert Fripp, alguns pedais Wah-Wah e texturas de saxofones, dando a música uma contraditória atmosfera ao mesmo tempo festiva e sombria.

A faxia seguinte, como já foi dita, são oitos minutos de puro improvisos, com bases de violino que se encorpam em ritmos com bastante groove e interessantes sons de “não-sei-o-quê”, particulamente esta é a faixa que eu menos ouço no disco, a que menos gosto também, eu tenho uma preferência por composições metódicas, trabalhadas, só gosto de improvisos ao vivo de músicas que já compostas antes. Gosto é gosto né ? Fazer o que ?

A faixa de encerramento, Starless, é sem dúvida a minha predileta do disco, ela parece resumir todo o 'feeling' do disco (odeio este termo).

A música trabalha a atmosfera pesada do disco de forma única, ao mesmo tempo que soa bastante suave. É tambem a faixa mais longa do disco, cerca de 12 minutos, os riffs dela são muito caprichados, a instrumental se baseia mais no Saxofone e em texturas de teclados.

Apartir dos 4:15 a música entra num movimento instrumental bastante intenso e interessante, para mim o auge do disco, onde se escuta alguns riffs repetitivos que se encorpam de uma forma magnífica fazendo uma ponte muito boa para a entrada do solo de Sax, acompanhado por um baixo bem típico do Jazz


Saldo final

Na minha opnião você não deve morrer sem antes escutar este play, todas as músicas conseguiram me arrebatar (com exceção da Providence). Vale muito a pena conferir.

Nota 10.


Baixe a música The Fallen Angel pelo link abaixo:

http://rapidshare.com/files/117103622/02_-_Fallen_Angel.mp3.html

Qualquer problema com o link, deixe seu comentário aqui que eu resolvo o problema.

Caso você interesse pelo disco inteiro, deixe aqui seu comentário com seu e-mail e te mandarei o disco através de um link para o Rapidshare.


Notas do Blog:

Não é a intenção deste blog prejudicar o artista de nenhuma forma, este blog apenas visa a divulgação de seu trabalho. Portanto, se você baixar o disco e se interessar, comprometa-se a comprá-lo.

Não apenas para valorizar o trabalho do artista, mas pelo bem de sua própria audição. A qualidade do som no MP3 é bem inferior a de um disco de verdade.

Não sou cabeça dura, nem hipócrita... não vou dizer que o MP3 é um retrocesso total... porque atravez dele se conhece muita coisa...

MP3 é bom !
Retrocesso pra mim é ficar só no MP3... a experiência de ouvir uma musica onde todos os elementos estão todos bem nitidamente definidos é outra coisa


Veja o vídeo de uma apresentação ao vivo da música Red:

Nenhum comentário: