Algumas Considerações

domingo, 11 de maio de 2008

The Man Who Sold the World

The Man Who Sold the World

Músicas:
01.The Width of a Circle – 8:05
02.All the Madmen – 5:38
03.Black Country Rock – 3:32
04.After All – 3:51
05.Running Gun Blues – 3:11
06.Saviour Machine – 4:25
07.She Shook Me Cold – 4:13
08.The Man Who Sold the World – 3:55
09.The Supermen – 3:38
10.Lightning Frightening (Previously unreleased) – 3:38
11.Holy Holy (1972 rerecording of A-side from 1970 non-LP single) – 2:20
12.Moonage Daydream (1971 Arnold Corns version) – 3:52
13.Hang on to Yourself (1971 Arnold Corns version) – 2:51

Resenha:
The Man Who Sold the World é um disco lançado por David Bowie em novembro de 1970, calcado em boa parte num Hard Rock mais convencional, com desvios musicasi bastante incomuns, partindo para muitas influências de Art Rock e a Folk Music.
Foi o primeiro disco com a supervisão do produtor Tony Visconti, e não teve grandes hits para época.
O disco trabalha muito o lado mais Heavy de Bowie, algumas pessoas procuram apontar para a guitarra de Mick Ronson neste trabalho como o nascimento do Heavy Metal.
A temática do disco passa tratando da insanidade, All the Madmen, relações familiares, After All, guerra no vietna, Running Gun Blues, futuristas Savior Machine e muita influencia de valores filosóficos de Aleyster Crowley, Franz Kafka e Friedrich Nietzsche.
O disco tem 4 capas diferentes. A capa mais conhecida é ele travestido, com longos cabelos compridos, deitado pensativo num sofá, segurando em sua mão direita um coringa.
The Width of a Circle abre o disco, de maneira que caminha do Hard Rock ha uma espécie de proto-Heavy Metal, com um baixo bem grave e uma respeitosa performace de Mick Woodmansey, baterista do grupo.
Bowie havia realizado uma versão mais curta desta canção, a música presente no disco é de 8 minutos e dividia em 2 partes, a primeira nesta andamento Hard'n Heavy, a segunda segue de forma mais lenta com uma ótima performace de guitarra.
A segunda faixa do disco, All the Madmen, é a minha música preferida do disco, uma bela composição com guitarras e bom uso de Moog.
David Bowie compoos a letra inspirada em seu irmão, Terry, que estava internado num manicômio. A música e faz referência a diversos tratamentos como lobotomia e terapia de eletrochoque.
Seu irmão era esquizofrênico e se matou em 16 de janeiro de 1985, em Cane Hill
Black Country Rock também é uma música Hard e possui algumas texturas de pianos típicas do Blues, e compôs um Single lançado em 1971.
A música seguinte é uma das minhas preferidas, After All, uma canção melancólica com uma atmosfera gótica, um trabalho acústico belíssimo e Backing Vocals fantásticos, bastante constrantes com a voz grave principal, e alguma influência do Rock Psicodélico.
O disco segue com Running Gun Blues, uma típica música Folk, cantada de forma muito interessante.
Saviour Machine é um dos pontos fortes do disco, a música é sobre uma maquina programada para impedir guerras e alimentar os famintos, mas acaba ficando entediada e ameaça a matar toda a raça humana, um jogo bastante interessante com as idéias de Nietzsche, que fala do caráter auto-destrutivo natural da humanidade.
Musicalmente a melodia faz bons usos de guitarras e teclados, e é cantada com um andamento tipico de música medieval, um trabalho muito interessante.
A sétima, She Shook Me Cold, é com certeza a música mais pesada do disco, bem puxada para o Hard Rock. Quem gosta de Led Zeppelin, Black Sabbath vai se identificar com a música logo de cara, a condução dos pratos é bastante presente nesta música.
The Man Who Sold the World, muito conhecida por ter uma ótima versão tocada pelo Nirvana, também é um dos pontos forte do disco, com uma belíssima construção melodica cantada e riffs igualmente belos acompanhados por belas texturas de teclados. Como dirita Caetano, nesta música “Tudo e lindo”.
A musica seguinte, The Superman, tem um riff de guitarra que foi “presente” de Jimmy Page. A letra é baseada no livro Assim Falou Zaratustra de Nietzsche, e reflete toda uma influência do romantismo alemão.
Apartir de Lighting Fightening, entram as músicas bônus do disco, esta é Blues-Rock acústico com Slide-Guitar, gaita e saxofone, uma bela canção que merece o status de clássico.
A seguinte, Holy Holy, tambem foi lançada no Single Black Country Rock, uma boa música com bons trabalhos de guitarra e uma introdução que lembra muito o tema de Tubarão.
Moonage Daydream, tambem presente em The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, é uma música ótima, com marcantes linhas de guitarras e uma letra que conta a historia de uma espécie de Alienígina Messias, que é mandado a terra para salvar o mundo uma catástrofe.
Hang on to Yourself fecha o disco com um trabalho bastante puxado para o Rock Clássico e o Punk Rock, com um riff que representa bastante o Glam Rock.

Veja o vídeo de uma apresentação ao vivo da música The Man Who Sold the World




Baixe a música All the Madmen pelo link abaixo:
http://rapidshare.com/files/114132656/02_-_All_The_Madmen.mp3.html

Qualquer problema com o link, deixe seu comentário aqui que eu resolvo o problema.

Caso você interesse pelo disco inteiro, deixe aqui seu comentário com seu e-mail e te mandarei o Disco através de um link para o Rapidshare.


Notas do Blog:

Não é a intenção deste blog prejudicar o artista de nenhuma forma, este blog apenas visa a divulgação de seu trabalho. Portanto, se você baixar o disco e se interessar, comprometa-se a comprá-lo.

Não apenas para valorizar o trabalho do artista, mas pelo bem de sua própria audição. A qualidade do som no MP3 é bem inferior a de um disco de verdade.

Não sou cabeça dura, nem hipócrita... não vou dizer que o MP3 é um retrocesso total... porque atravez dele se conhece muita coisa...

MP3 é bom !
Retrocesso pra mim é ficar só no MP3... a experiência de ouvir uma musica onde todos os elementos estão todos bem nitidamente definidos é outra coisa.


Outras Capas:


2 comentários:

Anônimo disse...

to passando aqi pra deixar o comentario que vc pediu, Gabriel.

Flw... ^^

Unknown disse...

Album fodástico e obrigatório!!!

Bowie rules...