Algumas Considerações

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Les Concert in China

Les Concert in China

Músicas:

CD1

01. The Overture – 4:47

02. Arpegiator – 6:54
03. Equinoxe IV – 7:49
04. Fishing Junks at Sunset – 9:38
05. Band in the Rain – 1:29
06. Equinoxe VII – 9:55

CD2
01. Orient Express – 4:22
02. Magnetic Fields I – 0:21
03. Magnetic Fields III – 3:49
04. Magnetic Fields IV – 6:49
05. Laser Harp – 3:37
06. Night in Shanghai – 7:02
07. The Last Rumba – 2:11
08. Magnetic Fields II – 6:26
09. Souvenir of China – 3:54

Resenha:

Les Concerts in China (The Concerts in China) é um disco duplo ao vivo de Jean Michel Jarre de 1982, gravado durante a turnê de outono dos Concertos na China em 1981, que consistiram em 5 concertos em Pequim e em Xangai.

Foi a primeira vez em que um artista pop ocidental fez uma performance tão grandiosa assim na China, após a revolução cultural. O pôster exposto em Pequim anunciava os concertos de Jean Michel Jarre como "o despertar da música eletrônica na China".

Os chineses ficaram totalmente comovidos com a performance do francês. Jarre conseguiu lotar os ginásios nas suas apresentações na China e tornou-se "Membro Honorário do Conservatório de Música de Pequim" que o apelidaram de "O Grande Mestre da Eletricidade".

Para este show, parte da energia elétrica da cidade de Pequim teve que ser cortada, para ser usada durante os concertos.

Seus concertos em Pequim e Shangai fizeram história numa série de eventos culturais e foram acompanhados por mais de 500 milhões de ouvintes e telespectadores nas rádios e televisões populares em todo país.

Esse album é uma miscelânea de faixas já gravadas por Jarre nos discos Equinoxe e Magnetic Fields, e obras compostas especialmente para estes shows na China.

Entre as novas composições está Nuit a Shanghai (ou Night in Shanghai), Harpe Laser (ou Laser Harp), Arpegiateur (ou Arpegiator), Orient Express, Souvenir de Chine (ou Souvenir of China) e Jonques de Pêcheurs au Crépuscule (ou Fishing Junks at Sunset), que é uma tradicional composição chinesa rearranjada, gravada junto com a Orquestra Sinfonica do Conservatório de Pequim sob regência de Huang Feil, o maior destaque do disco na minha opnião.

A peça Arpegiaetur é bastante interessante, esse recurso de sintetizador é normalmente bastante explorado por Jarre, se trata de uma função de “arpegiar notas”, tocar uma nota e ir repetindo sua execução de forma periódica simplismente segurando a tecla, e nesta musica, ele explora muito bem tal recurso.

Em Harpe Laser, Jarre experimentou uma versão beta da famosa Harpa criada pelo técnico francês Bernard Szajner. O resultado disso foi um tedioso resultado musical, mas vale pelos efeitos visuais criados ao vivo; uma tipica música que não foi feita ouvir, e sim para se ver.
Outras músicas do disco nem são tão novas assim, apenas foram rebatizadas, Band in the Rain (que é nada mais nada menos que um trecho de Equinoxe), The Last Rumba (que é, na verdade, Magnetic Fields parte 5) e a abertura The Overture (que é a primeira parte de Magnetic Fields tocada de uma forma mais lenta).


Baixe a música Magnetic Fields 2 pelo link abaixo:

http://rapidshare.com/files/111887561/08_Magnetic_Fields_II.mp3.html

Qualquer problema com o link, deixe seu comentário aqui que eu resolvo o problema.

Caso você interesse pelo disco inteiro, deixe aqui seu comentário com seu e-mail e te mandarei o disco através de um link para o Rapidshare.


Notas do Blog:

Não é a intenção deste blog prejudicar o artista de nenhuma forma, este blog apenas visa a divulgação de seu trabalho. Portanto, se você baixar o disco e se interessar, comprometa-se a comprá-lo.

Não apenas para valorizar o trabalho do artista, mas pelo bem de sua própria audição. A qualidade do som no MP3 é bem inferior a de um disco de verdade.

Não sou cabeça dura, nem hipócrita... não vou dizer que o MP3 é um retrocesso total... porque atravez dele se conhece muita coisa...

MP3 é bom !
Retrocesso pra mim é ficar só no MP3... a experiência de ouvir uma musica onde todos os elementos estão todos bem nitidamente definidos é outra coisa


Veja o vídeo promocional da música Orient Express :



Outras capas:

Um comentário:

Tempero Musical disse...

Olá...
Tenho um blog musical que fundei há pouco tempo e colei algumas de suas palavras desta sua postagem em meu blog, ok ?
Agradecida, se quiser apareça lá.
www.otempero.blogspot.com
Abraços.