Algumas Considerações

sábado, 3 de maio de 2008

The Crimson Idol

The Crimson Idol

Músicas:

01.The Titanic Overture – 3:23
02.The Invisible Boy – 4:04
03.Arena of Pleasure – 4:06
04.Chainsaw Charlie (Murders in the New Morgue) – 7:36
05.The Gypsy Meets the Boy – 4:08
06.Doctor Rockter – 3:43
07.I Am One – 4:27
08.The Idol – 5:20
09.Hold on to my Heart – 4:14
10.The Great Misconceptions of Me – 9:29

Resenha :

Esta resenha foi escrita por Eddie Rodrigues
Eis aí um álbum que merecia mais destaque na história do metal. Nunca escondi de ninguém que esse é meu álbum favorito de metal, mesmo o W.A.S.P. não sendo minha banda favorita. Conta a história de Johnaton, um garoto que se torna um astro do rock mas vai ao fundo do poço por causa de drogas, falsas amizades e seus dramas existenciais. Vamos á ele:
The Titanic Overture
A abertura do álbum, com passagens acústicas intercaladas com trechos plugados, uma boa abertura pro que viria á seguir
The Invisible Boy
Conta o sentimento do personagem quanto á sua própria existência. Esquecido pela família, se sentia como um garoto invisível. Musicalmente a música tem peso e assim como na maioria do álbum, a bateria é destruidora, uma verdadeira aula. A ponte pro refrão é ótima.
Arena of Pleasure
Provavelmente a música mais pesada do álbum. Riffs agressivos e dona de uma energia sem igual. Fala de quando o garoto monta sua banda e toca no lugar onde as bandas locais se apresentavam pra tentar um lugar ao sol.
Chainsaw Charlie (Murders in the New Morgue)
Talvez a favorita da maioria dos fãs (desse álbum), tanto que até hoje é tocada ao vivo. Uma música que, embora longa, tem vários trechos diferentes e não é cansativa, além de ter um refrão fenomenal. A letra fala de quando o empresário Charlie assina um contrato com Johnaton. Na realidade, ela era uma alusão á um dos chefões da gravadora do W.A.S.P. na época e a letra era uma forma indireta de chamá-lo de filho da puta. Não é a toa que a banda foi demitida da gravadora depois disso.
The Gypsy Meets the Boy
Johnaton estava feliz da vida com o sucesso que se avizinhava, mas foi alertado por uma cigana "Cuidado com o que você deseja, pode se tornar realidade". Lhe dá então uma carta de tarot, a "King of Mercy", que lhe acompanha pelo resto da vida. Uma balada curta, mas eficaz, com trechos que se repetem em outras músicas do álbum, criando uma conexão entre as músicas para tornar a história mais coesa
Doctor Rockter
A música tem o nome do personagem responsável por Johanton se tornar um viciado em drogas, fornecendo cocaína e afins para o recém chegado ao mundo business e um dos responsáveis por sua ruina. Outra música de refrão grudento e bem energética, como a que vem á seguir.
I Am One
Sinceramente, poucas vezes na minha vida eu vi uma música com uma bateria tão sensacional como essa. Ela começa com Johnaton cumprimentando os públicos das cidades onde ele passava, como Chicago, São Francisco e até Rio de Janeiro. Junto com Arena of Pleasure, é a música mais porrada do álbum, outra com um ótimo refrão.
The Idol
Á partir daí o álbum fica mais melancólico. A música começa com um dialogo em uma das festinhas na casa de Johnaton, onde o manager da banda chega e acaba com aquela putaria, ameaçando de o deixar se ele continuasse com aquela vida, dizendo coisas como "Você tem os melhores amigos que o dinheiro pode comprar". Em seguida ele liga pra sua mãe para desabafar e recebe a resposta "Eu não tenho mais filho". A música é talvez a mais melancólica da carreira do W.A.S.P. junto com "What I'll Never Find". Uma balada sensacional, rivalizada por...
Hold On To My Heart
... a música que eu quero que toquem no meu enterro. Outra balada, digna de nota e que todo mundo deveria ouvir pelo menos uma vez na vida. Procurem o clip dessa música no Youtube, eu particularmente acho sensacional.
The Great Misconceptions of Me
O final da história, onde Johnaton se despede de todos e se suicida com as cordas da guitarra em pleno palco. Musicalmente a música passa por trechos de outras músicas do álbum, além de possuir partes próprias. Um verdadeiro épico, que fecha o álbum de forma emocionante.
Eu confesso que demorei á gostar desse cd. No começo achava que ele tinha violão demais, ainda mais porque ouvi ele na sequência do The Last Command, que é um álbum bem mais "pra cima", mais hard. Depois que eu parei pra prestar atenção é que eu vi como cada coisa se encaixa e como esse álbum é perfeito. Muitos fãs do W.A.S.P. não gostam, preferem a fase mais festeira dos primeiros álbuns ou de álbuns como Helldorado, mas pra mim esse álbum é uma obra-prima.

Nota: 10

Nenhum comentário: