Algumas Considerações

domingo, 4 de maio de 2008

Domino Efect

Domino Efect

Músicas:

1. Master Of Illusion - 3:56
2. Gone Too Far - 3:55
3. Domino Effect - 3:47
4. Falling - 3:35
5. The Call - 3:55
6. The Oscar Goes To You - 4:21
7. The Cruiser (Judgement Day) - 4:25
8. Heal Me - 3:47
9. Letter To A Friend - 3:54
10. Tomorrow´s Just Begun - 4:01
11. Come Alive - 2:51
12. Bad To The Bone - 3:40
13. Now - 4:12
14. Where´s Love When It´s Go - 4:11

Resenha:
Esta resenha foi escrita por Eddie Rodrigues
Muito embora o pais que popularizou o Hard Rock com força tenha sido os Estados Unidos na década de 80, muita coisa boa saiu de outras partes do mundo no estilo, como o Scorpions (Alemanha, se você veio de Marte e ainda não sabia), Whitesnake (Inglaterra) e Krokus (Suíça). E é da terra da última citada que vem a banda desta resenha: Gotthard.
Erra quem pensa que essa banda é nova, já que estão na ativa desde o começo da década de 90. Demoraram á repercurtir por essas bandas, mas começaram á ganhar espaço após o lançamento de Lipservice, cuja turnê passou por aqui na segunda edição do Live 'N' Louder. E lançaram então em 2007 o álbum Domino Effect.
Pra quem já conhecia a banda, com certeza notou de cara com a faixa que inicia o trabalho, Master of Illusion, que uma dose extra de peso foi injetada no som da banda. Nota-se o mesmo no resto do álbum, além do teclado menos evidente. Em seguida, Gone Too Far mantém a qualidade. Um hard malicioso de se tirar o chapéu.
A faixa-título vem á seguir. Riff arrastado, trecho sem guitarras com baixo, bateria e vocal para que elas de repente dando aquele ar de "entrada bombástica (á lá Heaven And Hell, do Black Sabbath), palminhas, refrão contagiante... enfim, tudo o que uma música precisa pra grudar na sua cabeça. Não que você saia cantando o refrão dela por aí em seguida, mas é uma música que não deixa a peteca cair.
Uma das coisas que fez muita gente criticar o álbum foi o suposto "excesso de baladas". Muito embora eu ache que essa acusação seja exagerada, que problema há nisso se as músicas são excelentes? Em um álbum com 14 músicas, 4 baladas (tiro fora Letter To a Friend, já que ela ganha uma boa dose de peso) não é muito. E Falling é a primeira da lista. Uma balada sensacional, que realmente ganha uma roupagem bombástica em seu meio. Tem um refrão meloso, mas que gruda na sua cabeça, violinos... o Gotthard sabe mesmo como fazer uma boa balada.
Em seguida, um dos singles desse trabalho, The Call, é outra balada marcante. Não acho que seja tão boa quanto Falling, mas não deixa de ser no mínimo fenomenal. Após esta, uma das que mais marcou os fãs após o lançamento do álbum, The Oscar Goes To You. Um teclado de impacto no começo, um riff que conduz a música muito bem... caralho, toda música é o mesmo papo: "fala do riff, fala do refrão, fala que a música é boa"... mas o que eu posso fazer se até agora não pintou uma música ruim? Isso porque eu não elogiei o talento de Steve Lee, que tem um timbre bem característico e é um show á parte.
Que eu me lembre, The Cruiser (Judgement Day) foi o outro single do álbum. É uma das que eu menos ouvi, muito embora esteja longe de ser ruim. Só não me cativou muito. O mesmo não ocorre com a próxima, Heal Me, cujo riff chega á me lembrar a lenda, AC/DC, muito embora a música num contexto geral não chegue á ter a mesma semelhança. O resto é o mesmo que eu venho falando desde o começo da resenha. "Riff legal, refrão marcante" e o caralho á quatro.
A já citada anteriormente, Letter To A Friend começa como uma balada, mas depois de um tempo ganha uma dose de puro peso, muito embora seja uma música lenta. Um solo fenomenal, uma linda música, mas que na minha opinião, não chega nem perto da próxima. Minha favorita em todo o álbum (e que estranhamente não vi ninguém citar em nenhuma outra resenha desse trabalho), a faixa Tomorrow's Just Begun. Eu, que costumo ouvir lançamentos enquanto uso o computador, não costumo prestar atenção em certos detalhes, e muita coisa passa batida. Mas foi impossível essa música passar desapercebida. Enquanto conversava no MSN, a música me contagiava e eu pensava "Puta que o pariu, que música do caralho!" Uma das melhores baladas lançadas em anos!!!
Para continuar, vem Come Alive, uma música que me lembra um pouco aquele clima despojado de muitas músicas do Mötley Crüe. Uma faixa curta que se apoia quase que totalmente em seu refrão. Bad to the Bone é aquele típico Hard Rock que tenta dizer "Sou mau, roubo lanche das crianças e bebo espumante vagabundo no reveillón porque tem álcool e eu bebo porque sou maaaau". Mantém o nível do álbum, assim como Now, provavelmente a mais pesada do álbum. E dá-lhe repetição: "Riff legal, refrão marcante (esse é REALMENTE marcante), etc". Para encerrar o trabalho, Where's Love When It's Gone vem dando uma quebra no clima. Uma música bem calma, talvez a única música do álbum que eu considere fraca. Não chega perto de uma And Them Goodbye, mas está valendo.
Resumindo: Meu lançamento favorito de 2007, melhor até do que United Abominations, Framing Armageddon, Paradise Lost, Gambling With the Devil, etc. Não recomendado para trues metidos á malvadinhos.

Nota 9,5.

Nenhum comentário: