Algumas Considerações

sábado, 24 de janeiro de 2009

A Dança dos Vampiros

A Dança dos Vampiros

Análise:
A Dança dos Vampiros (The Fearless Vampire Killer) é um filme inglês de comédia dirigido pelo
controverso diretor Roman Polanski em 1967.
O filmes trata o gênero "vampiro" de forma cômica e satírica, é uma dosagem bem medida de comédia e trama policial.
A historia do filme é bem simples, Abrosius (Jack MacGowran) é um professor universitário obsecado pelo estudo de vampiros que decide ir até a Transilvânia, acompanhado do seu único e fiel disciplo, Alfred, interpretado pelo próprio Roman Polanski.
A esposa de Polankski, Sharon Tate, também tem um papel no filme, com a personagem Sarah, que aliás, esta lindissima no filme.

Sharon Tate

O filme trabalha muito bem a sensualidade das mulheres, mostrando corpos semi-nus e cenas bastante sugestivas.
O filme inteiro possui uma fotográfia muito bem cuidada, e apresenta cenários totalmente gélidos e belíssimos, ponto positivo para Wilfred Shingleton.
Sendo um filme esteticamente muito bonito, se tornou referência, e é uma influência clara nos filmes de Tim Burton, em especial "O Estranho Mundo de Jack" (The Nightmare Before Christmans).
A trilha sonora também é fantástica, Christopher Komeda consegue criar um clima bastante peculiar, misturando músicas com ritmo e uma boa atmosfera pesada.

O grande vilão do filme é o Conde Von Orlock (Ferdy Mayne), um rei despótico, que controla politicamente o vilarejo onde o professor é hospedado.
Um dos personagens mais interessantes do filme é o filho desse Conde, um vampiro gay, que sente atração pelo jovem Alfred.
Vampiros gays são bem incomuns no cinema, geralmente nos filmes eles são tratados como sedutores heteros, seja um cara com pinta de galã como Bela Lugosi (no clássico de 1931), ou alguma loira peituda qualquer dos filmes de vampiro mais modernos.

Não vou dar muito Spoilers sobre o filme, perderia a graça. O filme é cheio de surpresas, gags visuais bem montadas, alem de possuir um bom humor sutil e inocente, longe daquele ordinário dos típicos besteirois americanos como American Pie e coisas do gênero (nada contra).

Sharon Tate denovo

2 comentários:

Thaís Albuquerque disse...

Gostei muito do filme, recomendo*-*

Gibran Lahud disse...
Este comentário foi removido pelo autor.